sábado, novembro 11, 2006

Ora, muitíssimo bom dia!


Desde já indico-vos um filme muito bom que acabei de ver: “Acordar para a vida” (Waking life).


Têm-me ocorrido algumas questões relacionadas com a essência do ser humano: Quais as características que se podem indicar da humanidade?

Eu escolho quatro: Racionalidade (liberdade), Violência, Medo e Sonho.

Todo o ser humano pensa, e mais nenhum outro o faz. Essa racionalidade permite-o fazer as suas escolhas e desse modo é livre. Claro que possui uma liberdade de acção muito limitada, mas uma total liberdade mental (ou não, isso agora…).

Todo o ser humano é violento. A violência é uma resposta natural que o homem tem à raiva e que advém dos mais variados estados de alma. Neste contexto queria defender aqui uma ideia que tenho vindo a desenvolver: A música mais pesada, o facto de as pessoas a ouvirem alto e principalmente de irem aos concertos, são das coisas mais anti-violência que conheço, porque é uma forma não agressiva (ao contrário do que pode parecer) das pessoas descarnarem a sua raiva, de se libertarem, de explodirem sem incomodar ninguém.
A violência é o estado natural do ser humano, e nunca nenhum pacifista consegui usar a razão de forma a acabar com a violência e a sociedade não se vai ver livre das guerras precisamente por isso, a violência está-nos entre as orelhas.

Cada pessoa tem os seus medos, penso que não há ninguém sem medo de nada, pelo menos da morte acho que todos temos medo.
O medo é um grande condicionante das nossas acções, os medos podem divergir consoante as pessoas, mas ninguém se vê livre deles.

“O sonho é uma constante da vida, tão concreta e definida, como outra coisa qualquer”. Eu também acho que todos sonhamos, que a dormir, quer acordados.
Eu pelo menos faço isso a toda a hora…


Tens mais alguma característica que possas dizer que todos os seres humanos têm?


Bons dias, boas tardes, boas noites, bons crepúsculos e bons luso-fuscos.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Acho são quatro boas características relacionadas com o ser humano. Existem outras tantas concerteza, provenientes das que falaste!

Sobre o ser humano, suas acções e condicionantes, estaríamos aqui a falar, falar... e nunca chegaríamos a um consenso, o ser humano é a verdadeira caixinha de surpresas, não daquelas que se compram nas caldas, mas isso já é outro assunto! Já agora porque é que não falas de sexo no teu blog? Não será esta uma das características do ser humano, sexo, prazer, paixão, afectividades, etc... e isso está ligado a que? À racionalidade?

Penso que a violência não é o estado natural do ser humano, é sim um estado de alma que se manifesta de vez em quando... E não, ir a concertos não é libertar a violência que há em nós, prefiro pensar, e acho que é mesmo assim, desfrutar daquilo que estamos a ouvir, libertar-se do mundo exterior por alguns momentos. No máximo será uma violência “moderada”, os extremismos estão nas guerras, em governantes estúpidos que alimentam as mesmas, em revolucionários néscios e muita coisa que anda por aí... Violência faz parte do ser humano mas de uma forma indirecta, só a utiliza quem quer, não é automático, ao contrário do sonho e do medo! Todos sonhamos isso não há duvidas nenhumas. Todos temos medo de alguma coisa, isso também não há dúvidas nenhumas!

Saudações

novembro 16, 2006 11:50 da manhã  
Blogger tmmluis said...

O que nos distingue dos animais: A capacidade de amar algo ou alguem.

novembro 19, 2006 4:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home