quinta-feira, outubro 26, 2006

Ora viva!!!

Peço imensas desculpas pelo meu desaparecimento do mundo cibernético dos blogs durante as ultimas duas longas e penosas semanas, mas tive de me ausentar devido à minha incorporação num programa ultra secreto da NASA que me levou a fazer uma viagem a um planeta longínquo onde tive de negociar termos importantíssimos para o futuro de todos os terráqueos e lutar contra seres extraordinariamente poderosos e ameaçadores à subsequência de todo o universo…(estive com uns problemas com a Internet)~.

Não me têm ocorrido assim muitos temas mediáticos ultimamente, mas ontem estava a ver aquele debate na RTP1 sobre os grandes portugueses e uma jovem por quem tenho muito apreço, Joana Amaral Dias, disse que o mundo dos blogs tem uma grande importância para a liberdade de expressão pública e referiu que as mulheres tinham um papel muito reduzido por aqui…e enfim, agora é desta que não me calo.

Ontem estava mesmo empenhada em ver o debate, nem todos os dias estão reunidas tantas pessoas interessantes a discutir seja lá o que for.
Fiquei deveres inquietada com o que lia em rodapé: uma significativa percentagem das pessoas estava a idolatrar o senhor Salazar. Isto é muito preocupante, e eu acho que é mesmo uma tendência da juventude e não é só relativa aos velhotes saudosos e conservadores.

Preocupam-me muito todos estes novos fundamentalismos e extremismos que acho que têm tendência crescer numa sociedade desacreditada em que hoje vivemos.

O que é que os meus queridíssimos leitores acham desta tendência? È ameaçadora? È apenas fogo de vista?

E em relação ao tal programa dos grandes portugueses? Em quem votariam?

Em relação a isso eu acho muito difícil fazer uma escola…acho que tem a ver com um certo saudosismo tão típico português.

Eu sugiro algumas sugestões:
Camões
Pessoa
Siza
Manoel de Oliveira
Vieira da Silva
Paula Rego
Sramago
Fernando Ribeiro
A minha mãe e o meu pai
Eu…

(grande treta)

Bons dias, boas tardes, boas noites, bons crepúsculos e bons lusco-fuscos.

4 Comments:

Blogger João Cruz said...

Bem-vinda!

eh pa eu tambem vi o debate, so a primeira parte porque depois ja se fazia tarde e ando ai a dormir nas aulas. E por acaso menina Amarílis também ia usar isto do programa Os Grandes Portugueses para escrever um texto no meu blog! Mas como tu queres ser a primeira em tudo.....enfim.....estou só a dizer isto para depois não vires dizer:"ah so copias temas dos outros, arranjas os teus."

não me vou pronunciar muito sobre este tema porqure estou a guardar cartuchos para matar muita boa gente no dito cujo texto que não faço ideia quando o escreverei....


Achei muito interessante o debate, o herman saraiva a contradizer o ricardo araujo pereira naquilo de portugal ser um pais tao pequeno e ter pessoas grandes. Gostei das opiniões femininas e a certa altura aquilo quse qyue se tornava uma luta meia sexista.

ainda gostava de saber porque e que as mulheres não votam tanto nisto como os homens, trenho algumas razoes e tambem algumas foram dadas no programa, mas o misterio permanece lol.


muitas coisas mais a dizer mas vou-me resguardar (nao gosto desta palavra neste contexto)

em quem votaria? humm ainda estou a pensar nisso. aluias ainda estou a pensar se vou votar. (parece que estou a falar de grande dever cívico lol)

ah e que tal votar em Almeida Garret?A nossa mísera escola que tem o nome de um grande impuslionador do teatro em portugal e nem um grupo de teatro tem mas enfim.......


e alguem te mandou calar? entao não te cales rapariga!lol


Beijos

outubro 26, 2006 5:53 da tarde  
Blogger Unknown said...

hmm... Eu sou a favor da permanência dos dentistas dentro da ordem de saúde portuguesa!

Sem eles andariamos completamente fodidos dos dentes, o que não é nada bom! Apesar de serem uns chulos do caraças, têm o dever cívico de nos ajudar a ter uma boca sã e bem tratadinha! Além do mais, as faculdades de medicina dentária estão sempre muito bem frequentadas no que toca a público feminino, o que é uma alegria para mim e para o resto da massa académica masculina!

Bem, sem muito mais a dizer, foi uma tema bem escolhido e neste momento muito actual na sociedade!

Saudações

outubro 27, 2006 5:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

boassssssss

eu votaria em mim :P
só k n tou na lista d recomendações....
é pena :P

nah, agora a sério, n sei bem em kem voatava.
podia pensar nisso a fundo, provavelment dps d aumentar a minha cultura geral, pk metad das pessoas k s recomendam eu n conheço.

n vi o debate ms o meu mano viu e diz k foi mt interessant, ms cm n vi n vou opinar...lol

**************
fike!

outubro 30, 2006 10:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Portugueses Ilustres

Não sei se algum dia te disse, mas sou Iberista, ou seja, acho que a culpa disto tudo é do D. Afonso Henriques que, além de todas as asneiras que fez, foi mau filho, ao revoltar-se contra a "pobre "mãezinha".
Adiante. Também não vou muito "à bola" da Joana Amaral Dias, apesar de ambas simpatizarmos com o Miguel Portas. É simpática, mas um pouco loura demais ... se é que me entendes.
Portanto, quanto a grandes portugueses, tenho tendência para os "grandes" que se piraram daqui. Perceberam que cá pouco podiam fazer ou porque os perseguiam ou porque não os apoiavam. Falo do Jorge de Sena, José Saramago, Agostinho da Silva, José Rodrigues Miguéis, José Mário Branco, Sérgio Godinho, António Damásio, Maria de Medeiros, Vieira da Silva, Jorge Palma, Alexandre Quintanilha, Helder Macedo, Paula Rego e o Rei D. Filipe II de Espanha (1º de Portugal), o tal que "tinha um colar d'oiro".
Claro que não há regra sem excepção e tenho um lugar vago para António Gedeão (autor de "Filipe II tinha um colar d'oiro....) / Rómulo de Carvalho de quem se comemora, este ano, o centenário do seu nascimento.
Foi tudo gente de grande nível que só lá fora é que foi reconhecida. É a minha posição quanto aos grandes portugueses.
E, claro, tu.
Os gatos fedorentos divertem-se a pôr a nu as fraquezas portuguesas. Também os tenho em consideração.
Só hoje descobri o teu blog (ou blogue?).
Foi uma boa aposta.
Nem eu esperava outra coisa da tua ilustre pessoa.

novembro 06, 2006 11:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home