Bem hajam!
Estava algures a passear e encontrei um pobre de um tema que estava moribundo na berma da estrada a pedir-me: “ Por favor, fala de mim”.
Enfim na verdade foi mesmo na aula de Geografia em que dou matéria de primeira classe e a “stora” é parecida com a foca (frase entendida por cerca de 10% dos leitores deste blog que dá cerca de um terço de pessoa).
Ora, estava eu na aula a escrever nos braços coisas com “Angola 68, lutaremos irmãos” ou “Amor de mãe” e até “Vietname” quando me ocorreu falar sobre educação, isto porque o senhor Leandro já tinha sugerido.
Em relação ao sistema educativo em Portugal e à educação em si tenho a dizer que é um excremento.
A culpa é: dos alunos, dos pais, dos professores e do governo.
Alunos:
Cada vez mais asnos, irresponsáveis e desempenhados.
Acho absolutamente ridícula a falta de respeito que o pessoal tem, e isto intriga-me principalmente em relação ao secundário em que ninguém é obrigado a estar ali.
Para não pensarem que estou a insultar alguém, começo por falar de mim: espreguiço-me dentro da sala de aula consecutivamente, falo em qualquer oportunidade que tenha sem ter qualquer tipo de permissão, passo as tardes na net e pouco pego nos livros, faço desenhos (autenticas obras de arte abstracta a lápis e cera) na última folha dos cadernos e jogo ao galo, etc…e isto é exemplo de uma menina que os professores até costumam gostar.
Pais:
Muitos pais actuam pior que os alunos, ou seja: o aluno é repreendido por motivos, maior parte das vezes lógicos, e os papás vão reclamar com toda a soberba que os mauzinhos dos professores prejudicam os seus queridos filhos.
Chegam a casa e não os recriminam, e deixam-se cegar pelas bajulações dos meninos espertalhões, criando dentro de casa autênticas aberrações sem cabeça.
Professores:
Existem professores bons, maus e médios, e está mal: deviam ser todos bons, porque segundo o meu ponto de vista o professor é dos elementos mais cruciais numa sociedade.
Os maiores erros dos professores são a tolerância desmedida, ou a total intolerância. Bom senso é o que geralmente lhes falta. Há os que só se preocupam em dar a sua matéria e estão-se a borrifar para o facto de terem macacos ou pessoas nas aulas, e há os que com muito boas intenções e muito pouco jeito tentam a todo o custo incutir-nos as suas regras de educação.
E depois há aberrações como professores que faltam a toda a hora às aulas, os que não conseguem sequer fazer-se ouvir por muito pouco tempo que seja, os que têm a mania que só eles é que sabem e todos os alunos são uns ineptos e por aí fora…
O governo:
Está sempre a fazer reformas atrás de reformas
Não respeita os professores e por isso consequentemente estes não vão trabalhar direito.
Não toma iniciativa quanto ao combate à indisciplina dos alunos.
Não é criativo e não dá espaço para a criatividade.
Os programas são rígidos e então incutem-nos “verdades” que assimilamos e pouco podemos contestar = Enganam-nos.
Passam a vida a fazer coisa desnecessárias como aquela estupidez da reformulação que fizeram em relação aos termos relativos ao português.
E é absolutamente absurdo como eles não nos querem na faculdade…e dizem-nos: “há muita gente formada…é um país de doutores” É O TANAS!!! Basta olhar para os nossos vizinhos, analisar as estatísticas e tirar as conclusões.
Enfim, cada um deixa-se enganar pelo que quer.
Bons dias, boas tardes, boas noites, bons crepúsculos e bons lusco-fuscos
Ps- Devem faltar assuntos relativos ao tema…perguntem e sugiram temas.
Estava algures a passear e encontrei um pobre de um tema que estava moribundo na berma da estrada a pedir-me: “ Por favor, fala de mim”.
Enfim na verdade foi mesmo na aula de Geografia em que dou matéria de primeira classe e a “stora” é parecida com a foca (frase entendida por cerca de 10% dos leitores deste blog que dá cerca de um terço de pessoa).
Ora, estava eu na aula a escrever nos braços coisas com “Angola 68, lutaremos irmãos” ou “Amor de mãe” e até “Vietname” quando me ocorreu falar sobre educação, isto porque o senhor Leandro já tinha sugerido.
Em relação ao sistema educativo em Portugal e à educação em si tenho a dizer que é um excremento.
A culpa é: dos alunos, dos pais, dos professores e do governo.
Alunos:
Cada vez mais asnos, irresponsáveis e desempenhados.
Acho absolutamente ridícula a falta de respeito que o pessoal tem, e isto intriga-me principalmente em relação ao secundário em que ninguém é obrigado a estar ali.
Para não pensarem que estou a insultar alguém, começo por falar de mim: espreguiço-me dentro da sala de aula consecutivamente, falo em qualquer oportunidade que tenha sem ter qualquer tipo de permissão, passo as tardes na net e pouco pego nos livros, faço desenhos (autenticas obras de arte abstracta a lápis e cera) na última folha dos cadernos e jogo ao galo, etc…e isto é exemplo de uma menina que os professores até costumam gostar.
Pais:
Muitos pais actuam pior que os alunos, ou seja: o aluno é repreendido por motivos, maior parte das vezes lógicos, e os papás vão reclamar com toda a soberba que os mauzinhos dos professores prejudicam os seus queridos filhos.
Chegam a casa e não os recriminam, e deixam-se cegar pelas bajulações dos meninos espertalhões, criando dentro de casa autênticas aberrações sem cabeça.
Professores:
Existem professores bons, maus e médios, e está mal: deviam ser todos bons, porque segundo o meu ponto de vista o professor é dos elementos mais cruciais numa sociedade.
Os maiores erros dos professores são a tolerância desmedida, ou a total intolerância. Bom senso é o que geralmente lhes falta. Há os que só se preocupam em dar a sua matéria e estão-se a borrifar para o facto de terem macacos ou pessoas nas aulas, e há os que com muito boas intenções e muito pouco jeito tentam a todo o custo incutir-nos as suas regras de educação.
E depois há aberrações como professores que faltam a toda a hora às aulas, os que não conseguem sequer fazer-se ouvir por muito pouco tempo que seja, os que têm a mania que só eles é que sabem e todos os alunos são uns ineptos e por aí fora…
O governo:
Está sempre a fazer reformas atrás de reformas
Não respeita os professores e por isso consequentemente estes não vão trabalhar direito.
Não toma iniciativa quanto ao combate à indisciplina dos alunos.
Não é criativo e não dá espaço para a criatividade.
Os programas são rígidos e então incutem-nos “verdades” que assimilamos e pouco podemos contestar = Enganam-nos.
Passam a vida a fazer coisa desnecessárias como aquela estupidez da reformulação que fizeram em relação aos termos relativos ao português.
E é absolutamente absurdo como eles não nos querem na faculdade…e dizem-nos: “há muita gente formada…é um país de doutores” É O TANAS!!! Basta olhar para os nossos vizinhos, analisar as estatísticas e tirar as conclusões.
Enfim, cada um deixa-se enganar pelo que quer.
Bons dias, boas tardes, boas noites, bons crepúsculos e bons lusco-fuscos
Ps- Devem faltar assuntos relativos ao tema…perguntem e sugiram temas.
5 Comments:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Um tema que têm muito que se lhe diga, atendendo ao facto de nós estarmos ligados a ele directamente! Seja no jardim de escola, numa escola básica, secundário ou numa faculdade, encontramos constantemente problemas que afecta o ensino!
Falando de questões universitárias, acho um tremendo abuso o elevado valor das propinas. Pagar cerca de 900 euros ao estado para andar a estudar é completamente patético! As aulas em anfiteatros com cerca de 100 alunos muito dificilmente são produtivas, sorte é que à medida que o semestre avança a taxa de presença de alunos diminui; sorte... ou azar, depende do ponto de vista! Sobre o ensino universitário haverá ainda mais questões por levantar, mas não me apetece chatear-vos com algo que ainda não encontraram. (isto sabendo que as pessoas qeu visitam este blog ainda não andam na universidade)
Não iremos culpar o governo por tudo quanto de mau existe na educação em Portugal. Tal como referiste e bem, os professores, a falta de empenho dos alunos e interesse dos pais também são razões bastante válidas para o degredo a nível facultativo que atravessamos.
Mas ainda relativo a decisões governamentais, o fecho de escolas que abalam certas províncias é uma realidade algo dura! É verdade que uma escola com 5 ou 6 alunos (em casos de primárias e jardins de escola) não deve ser muito lucrativo para o estado, isto multiplicando essas escolas por mil, ou 10 mil, ou até mais!
Mas um facto que me causa alguma impertinência é o desenvolvimento intelectual das crianças que são afectadas por o fecho dessas mesmas escolas, tendo por recurso esses alunos, ir ter aulas a uns valentes quilómetros de casa!
Como é que um criança pode crescer mentalmente tendo que acordar ás 6 da manhã, apanhar um autocarro ás 7h para chegar a tempo à aula das 8h30? E por sua vez sair da escola as 6 da tarde apanhar um autocarro as 19h para chegar a casa ás 20h30, tomar banho, comer, ver os morangos e dormir? E estudar, não? Agora acumulem esta rotina cerca de 7 meses por ano! Depois queixam-se que existe um insucesso escolar elevadíssimo!
Bem, vou-me calar! Tenho de ir almoçar, pois já estou com fome... e é chato estar assim!
Saudações
porta-te*
P.S:Obrigado pelo o respeito que nutres por mim, "senhor Leandro"!xD
ei essa expressão do bem hajam é muito usada pelos meus tios-avós....
não fazes nada nas aulas, não és uma aluna exemplar, mas os stores gostam de ti....Mas também no meu ponto de vista ser um bom aluno não é so ter bons resultados nos etstes e no fim do periodo.
Agora encaro a escola duma maneira completamente diferente. Esforço-me, digo a mim próprio que o que estou a aprender será útil para o meu futuro e se não for também não faz mal, fico a conhgecer mais e a saber mais o que não faz mal nenhum....não tenho que ter uma média alta pois para entrar na esmae a média só conta 10%, os restanes 90 são pre-requesitos que se fazem lá.....ou seja tenho que estudar muito guitarar clássica, teoria músical e cultura musical.....
Fugi ao assunto mas ponto....
sim naçgumas coisas que dizes tens razão....em relação aos professores, para mim o ideal é aquele que as suas aulas são dinâmicas, aquelas aulas a que se quer ir porque se tem vontade de aprender mais, o prof tem que tornar a matéria interessante, tem que cativar os alunos. O aluno tem que contribuir com a sua adesão, interesse e participação, isso sim são aulas. Aulas não são aquelas onde os prof's vomitam a matéria e os alunos tomam apontamentos, aulas onde não se desenvolve o pensamento crítico, a opinião pessoal, onde não existem discussões de temas relacionados.....
agora nós vamos ter todos que fazer um grande esforço para aprender os novos termos da gramática disse a minha prof de português, tambem disse que nós erámos o s que iamos term ias dificuldades pois já andamos com esta gramática há 11 anos, enquanto os do 5º ano têm mais facilidade então so do 1º estão agora a começar....
não falei de tudo....
hoje cats as 21.30 eh eh eh eu sei que tens inveja eh eh eh (desta vez riso maléfico com eco e tudo)
Adios
Concordo contigo em alguns pontos, especialmente naquele em que diseste que :" Os programas são rígidos e então incutem-nos “verdades” que assimilamos e pouco podemos contestar". Isto acontece muito em filosofia...temos de saber o que é que o PLatão pensava, o que o Descartes pensava, o que o Kant pensava, o que o Popper pensavam, mas e o que nós pensamos? Supostamente filosofia é para apredermos a exprimir a nossas opiniões sem cometer falácias, mas se não nos dão oportunidade para isso nunca iremos desenvolver essas capacidades....
Tens um blog muito fixe, porta.t!
Thanks pelo comment.
Eu faço parte desses 10% :)
Enviar um comentário
<< Home